quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

2raumwohnung: um "apê" musical berlinense!


A intensidade cultural de uma metrópole efervescente como Berlim tem na sonoridade technopop da banda 2raumwohnung ("apartamento de dois quartos") uma expressão exata.

A banda, formada pelos "quarentinhas" Inga Humpe (vocalista) e Tommi Eckhart, é queridinha da chamada Neue Deutsche Welle (a "nova onda alemã", uma tendência musical vanguardista), e conheceu o sucesso quando criou uma canção para comercial de cigarro ("politicamente incorreta", não?) que acabou se tornando - pasmem! - hit nas paradas de sucesso. O jingle virou hit e, até hoje, a canção Wir trafen uns in einem Garten é uma das preferidas dos fãs.

Na moderna Berlim, a música pop ocupa de longe o primeiro lugar, com 43,6% do mercado. O 2raumwohnung faz parte do grupo denominado "U-Musik" (Unterhaltungsmusik = música de entretenimento).

Ao ser indagada quanto à real influência da cidade no trabalhio do duo, Inga afirmou:

- Não nos identificamos com uma cena, mas com Berlim. Aqui há muitas cenas. Berlim é com certeza uma fonte de inspiração para nós. Sem Berlim, a banda provavelmente não existiria. Berlim é tão grande e diversa, aqui há tanta liberdade para que bandas como nós possam se formar e crescer aos poucos. Eu acho que isso tem a ver com o espírito dessa cidade. Eu estou constantemente apaixonada por Berlim.

Se você ainda não conhece o som maneiríssimo do duo alemão, confira no vídeo abaixo...

Nenhum comentário: