quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Jovialidade trágica


Infelizmente, o tema é recorrente. A morte de Heath Ledger aos 28 anos nos faz rememorar perdas semelhantes: a do também ator River Phoenix (agosto de 1993) e a do craque de futebol Dener (abril de 1994). Três fatalidades que comoveram não apenas pela súbita interrupção de carreiras talentosas e cheias de expectativas, mas sobretudo pela velha questão que parece permear o mundo mágico das celebridades: a "jovialidade trágica".

Os três casos em comparação envolviam situações de excesso. No caso de Dener, o excesso de velocidade que originou a violenta colisão e a morte. No de River Phoenix, o uso inadvertido de drogas. No de Heath, ainda há controvérsias, mas o que se sabe é que, ao lado de seu corpo, foi encontrado um vidro de tranqulizantes - o que abre o rpecedente para uma suspeita de suicídio.

Sobretudo nos casos dos dois atores fica aquela sensação circunstancial de que alguma coisa oculta permanecerá para sempre encoberta, e que qualquer versão apresentada será mera suposição, porque somente eles poderiam dizer, com precisão, o que os levou a esses destinos.

Há uma certa mitologia criada em trono dos "heróis" que se eternizam por meio da morte. A jovialidade trágica traz, também, uma certa impressão de juventude eterna. Não vimos James Dean envelhecer. Não saberemos como seriam os rostos de River Phoenix, Dener e Heath Ledger em idade avançada. Os fãs guardarão, par a aposteriade, a imagem de sua juventude.

E a lembrança de que seus talentos encerraram um ciclo antes mesmo de cumprirem tudo aquilo que deles se esperava...

Nenhum comentário: